O Projeto Nadando com Thiago Pereira, idealizado pelo medalhista olímpico, oferece às crianças e adolescentes aulas de natação e toda a infraestrutura e apoio técnico para a prática da modalidade, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda (RJ).
Além disso, os alunos são instigados à práticas sócioambientais para a conscientização da comunidade e preservação do meio ambiente. Na última semana, as crianças do Projeto fizeram o plantio de mudas e hortaliças no canteiro que fica dentro do Parque Aquático, ao lado das piscinas.
A ação foi realizada com cada turma do projeto, que atende ao todo 280 crianças, e organizada pelo recém-criado Instituto Thiago Pereira, que tem como premissa transmitir valores importantes por meio da prática esportiva, local em que encontramos uma maior predisposição para que esses valores sejam absorvidos.
“É um momento em que os alunos vivenciam o ciclo da vida, eles aprendem ali a cuidar das plantas, a observar cores e formatos das folhas, sentir novos aromas, reconhecer hortaliças e colocar a mão na terra, aprendendo a preparar o ambiente para colher no futuro".
"Eles aproveitaram muito e teremos mais momentos como esse durante o projeto.”, comentou Carlos Eduardo de Sá, o Caê, coordenador técnico do projeto, e um dos idealizadores da iniciativa.
O plantio foi realizado com duas turmas simultâneas e o objetivo principal foi de que os alunos conhecessem e começassem a limpar o espaço. A expectativa é que sejam realizados mais plantios e cuidados necessários na área.
Sobre o Projeto Nadando com Thiago Pereira
O Projeto Nadando com Thiago Pereira teve início em agosto de 2022 e atende crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de Volta Redonda (RJ), cidade em que o medalhista olímpico nasceu. Contemplado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o propósito do projeto é o aprendizado da natação, e ao mesmo tempo proporcionar mais saúde e transmitir valores importantes para as crianças.
Além disso, um dos objetivos de Thiago é conscientizar a população sobre o afogamento, a segunda maior causa de morte acidental de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. O próprio Thiago é sobrevivente de um afogamento, aos 2 anos de idade.
A iniciativa conta com o patrocínio da Fundação CSN e da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, da EQI Investimentos e da Viação Urubupungá, por meio da Lei de Incentivo. Volta Redonda (RJ) conta com a principal unidade fabril da CSN, a Usina Presidente Vargas, e onde há projetos próprios da Fundação CSN, como o Garoto Cidadão.
O projeto Nadando com Thiago Pereira conta, também, com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Prefeitura de Volta Redonda.
Mais informações podem ser confirmadas através do telefone (24) 3339-2480.
Sobre o Instituto Thiago Pereira
O esporte é um professor silencioso que permite que valores importantes sejam transmitidos enquanto estamos em um momento de descontração, facilitando a assimilação de princípios tão importantes e que, na prática esportiva, encontram uma maior predisposição a serem absorvidos.
O Instituto Thiago Pereira tem como objetivo lutar para que o Esporte seja de acesso universal, para construirmos uma sociedade mais saudável. Promovemos os valores do esporte, para que sejam disseminados e multiplicados, ajudando a formar no presente os cidadãos do futuro. Trabalhamos para que a natação seja uma ferramenta disseminada e acessível para a prevenção do afogamento.
Commenti